Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Tóquio tem perigoso aumento de casos de Covid-19 durante Olimpíada

Com menos de uma semana depois do início dos Jogos Olímpicos, Tóquio registra mais de mil novos casos diários por seis dias consecutivos

Por Da Redação Atualizado em 27 jul 2021, 10h54 - Publicado em 27 jul 2021, 09h08

Desde o início dos Jogos de Tóquio na última sexta-feira (23), o Comitê Olímpico Internacional já relatou 148 casos de Covid-19 entre atletas e membros da organização. Só nesta segunda-feira (26) foram registrados 16 novos casos, entre estes, três atletas. Essa edição acontece em meio a críticas e preocupação com segurança do evento.

Com os olhares e atletas do mundo voltados para a capital, o risco de aumentar significativamente os índices de contaminação no Japão sempre foi uma preocupação. Na última semana, o país contabilizou mais de 5 mil novos casos em dois dias diferentes. E por seis dias consecutivos, Tóquio teve mais de mil contaminados, chegando a 1763 casos no domingo, 25. A última vez que a cidade teve números tão altos foi em janeiro deste ano.

LEIA TAMBÉM: A maratona de protocolos sanitários em Tóquio

O que mais preocupa as autoridades locais é que esses casos se tornem graves. Só hoje foram registradas 78 pessoas em estado grave em Tóquio, e no sábado, 56% dos leitos da capital estavam ocupados, ultrapassando a marca imposta pelo governo do estágio quatro – o mais alto da escala –, que é de 50%.

“Precisamos impor medidas mais eficazes, e concordamos que que as Olimpíadas de Tóquio estão indo muito bem”, disse o governador de Tóquio,Yuriko Koike, depois de uma reunião com o primeiro-ministro, Yoshihide Suga.

No total, o Japão contabiliza mais de 871 mil casos de covid-19 e aproximadamente 15 mil mortos.

Continua após a publicidade
Publicidade