Clique e assine a partir de 8,90/mês

Terrorista da Times Square fez bomba com baixo potencial explosivo

Shahzad ficou com medo de comprar substâncias fortes e chamar atenção

Por Da Redação - 21 jul 2010, 22h59

O Departamento de Polícia de Nova York informou, nesta quarta-feira, que o terrorista que admitiu a autoria do atentado frustrado ao Times Square montou a bomba com substâncias de baixo potencial explosivo. A preocupação do paquistânes naturalizado americano Faisal Shahzad era não chamar a atenção das autoridades.

A bomba caseira era feita de gasolina, gás propano, fogos de artifício e fertilizante. “Shahzad estava preocupado em evitar a compra de substâncias muito potentes, que poderiam chamar atenção”, disse o policial Ray Kelly. O artefato não explodiu porque utilizou fertilizante, que contém componentes sem potencial explosivo quando misturados a outras substâncias.

Ataque – Em 1º de maio, Faisal abandonou um veículo Nissan Pathfinder com uma bomba na Times Square, região mais movimentada de Nova York. Ele foi preso dois dias depois, quando tentava embarcar em um voo para Dubai no aeroporto John F. Kennedy, em Manhattan.

Shahzad confessou a autoria do ataque e foi declarado formalmente culpado por dez crimes – seis deles com pena máxima de prisão perpétua. O terrorista também admitiu ter recebido treinamento em fabricação de bombas no Paquistão

Continua após a publicidade
Publicidade