Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremotos no Irã causaram danos no valor de US$ 400 mi

Tremores do último sábado mataram mais de 300 pessoas no noroeste do país

Além de causarem a morte de 306 pessoas, os terremotos que devastaram o noroeste do Irã no último sábado provocaram danos no valor de pelo menos 400 milhões de dólares, informou a agência de notícias local Mehr. “Este é um cálculo inicial após os tremores e é possível que os custos aumentem”, disse Mohamad Ashrafi, vice-governador da província do Azerbaijão Oriental, cenário da tragédia.

Segundo os dados oficiais oferecidos pelo governo iraniano, os dois terremotos consecutivos de sábado também deixaram mais de três mil feridos. Cerca de 300 mil pessoas foram afetadas pelos sismos, que alcançaram 6,4 e 6,3 graus na escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O governo iraniano prometeu ajuda em créditos a juros baixos aos afetados, mas, apesar isso, alguns parlamentares e políticos locais criticaram as autoridades pela má organização da ajuda nas primeiras horas após os tremores. “Necessitamos de pão, água engarrafada e comida em conserva”, disse o prefeito da área de Jaye, no distrito de Varzagan, Valiola Farach Olahi. Além disso, autoridades do Azerbaijão Oriental e pessoas afetadas pela tragédia criticaram que os trabalhos de busca e resgate entre as ruínas tenham sido finalizados menos de 24 horas depois dos terremotos.

Instabilidade – A maior parte do território do Irã, incluindo Teerã, a capital, uma cidade de 14 milhões de habitantes, fica em uma região de constantes movimentos de terra, que já causaram dezenas de milhares de mortos nas últimas décadas.

(Com agência EFE)