Terremoto perto de central nuclear iraniana provoca oito mortes
Magnitude do tremor foi de 5,6 graus; 59 pessoas ficaram feridas

Pelo menos oito pessoas morreram e 59 ficaram feridas nesta quinta-feira depois que um terremoto atingiu a província de Bushehr, no sul do Irã, perto da usina nuclear de mesmo nome.
O Serviço Geológico dos EUA apontou que a magnitude do tremor foi de 5,6 graus. Já o serviço sismológico da província apontou 5,7 graus.
O terremoto aconteceu às 17h21 locais (12h51 de Brasília), 14 quilômetros ao nordeste da cidade de Borazjan e a 50 quilômetros da usina de Bushehr. O tremor principal foi seguido pouco depois por quarenta réplicas de diferentes intensidades, informou o chefe de Gestão de Crise do Irã, Hassan Qadami. Não foram divulgadas informações sobre danos na usina.
Leia também:
Irã convida ONU para visitar instalação nuclear
Quarenta e sete pessoas sofreram ferimentos leves. Outras doze estão em estado crítico, detalhou Qadami.
Em abril, 37 pessoas morreram e 850 ficaram feridas em outro terremoto ocorrido na região de Bushehr. À época, também não foram registrados danos na usina.
Essa região do Irã está situada em uma zona sísmica e sofre tremores de terra com frequência. Países árabes do Golfo já questionaram o Irã diversas vezes sobre os riscos de poluição radioativa que pode ser liberada em caso de um grave acidente sísmico na usina.
Mesmo assim, o Irã e a Rússia – que ajudou a terminar a usina – afirmam que a central respeita as normas internacionais. A usina começou a ser construída nos anos 70, ainda na época do regime do xá Reza Pahlavi. Depois da revolução islâmica, os trabalhos se arrastaram por décadas. A central só entrou em operação em setembro de 2011.
O Irã é o único país que opera uma central nuclear sem fazer parte da Convenção de Segurança Nuclear, negociada depois do desastre de Chernobyl. A ONU e autoridades ocidentais insistem que o país deve aderir ao documento.
Local do terremoto
(Com agências EFE e France-Presse)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.