Clique e assine a partir de 8,90/mês

Indonésia: terremoto deixa mais de 90 mortos e desaba edifícios

Há muitas pessoas feridas com gravidade e também sob escombros. O número de mortos pode subir nas próximas horas

Por Da redação - Atualizado em 7 dez 2016, 08h42 - Publicado em 7 dez 2016, 08h01

Pelo menos 97 pessoas morreram e vários edifícios desabaram na região de Aceh, na Indonésia, por causa de um terremoto de magnitude 6,5 graus na escala aberta de Richter, que atingiu nesta quarta-feira esta região do norte da ilha de Sumatra, segundo informações da imprensa local.

O terremoto aconteceu na madrugada, a 19 quilômetros de Sigli, situada cerca de 100 quilômetros ao leste de Banda Aceh, e cerca de 8,2 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo. Inicialmente, a agência tinha medido o terremoto em 6,4 graus de magnitude na escala aberta de Richter com o hipocentro localizado a 17 quilômetros de profundidade.

Leia também
Merkel defende proibição de véus muçulmanos que cobrem o rosto 
Sem recursos, venezuelanos abandonam seus cães
Hackers do governo norte-coreano invadem sistema militar do sul

A área mais afetada é o distrito de Pidie Jaya, onde o vice-regente, Said Mulyadi, disse que o número de mortos pode subir, já que existem várias pessoas presas entre as ruínas. “Até agora temos dezenas de mortos e muitas pessoas feridas gravemente que foram transferidas para o hospital”, disse Said Mulyadi à emissora local iNews TV.

[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=11eihFca4bTK-4HxJVHzO0BpUYhE&w=640&h=480%5D

O tremor, que durou cerca de três minutos, provocou o desabamento de vários edifícios, incluído um internado em Tamalanla, onde vários alunos teriam ficado presos sob as ruínas, afirmou um fotógrafo. O porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, publicou em sua conta no Twitter, imagens de vários feridos resgatados pelas equipes de socorro e de uma mesquita que desabou em Ulee Glee, em Pidie Jaya.

Leia mais
Indonésia aprova pena de morte e castração química para pedófilos 
Indonésio é preso por hackear outdoor e exibir filme pornográfico
Congestionamento de três dias deixa 12 mortos na Indonésia

Outros meios de comunicação afirmaram que nesta mesma aldeia também desabou um posto de gasolina e cerca de vinte prédios comerciais, onde várias pessoas ficaram presas. A região do tremor é a mesma onde em 2004 um potente terremoto de entre 9,1 e 9,3 graus provocou um tsunami no Oceano Índico que matou aproximadamente 230.000 pessoas em uma dúzia de países.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade