Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Nova Caledônia, no Pacífico Sul

Alerta de tsunami foi emitido logo após o tremor, mas já retirado; não há vítimas

Um forte terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu, nesta quarta-feira, 5, o sudeste das Ilhas Lealdade, um arquipélago do território francês da Nova Caledônia, no Pacífico Sul. Não há informações sobre vítimas.

Um alerta de tsunami foi emitido logo após o tremor, mas já retirado pelo Serviço de Alertas por Tsunami do Pacífico. O aviso incluía Nova Caledônia, Vanuatu e Fiji e alertava que poderia haver oscilações de 30 centímetros sobre o nível normal da maré em alguns pontos.

“Com base em todos os dados disponíveis, a ameaça de tsunami por conta deste terremoto passou”, disse o órgão, em seu último comunicado.

Veja também

O alerta de tsunami fez com que as autoridades ordenassem a “saída imediata” da população no litoral.

No momento, contudo, a situação parece normal. Fotos postadas no Twitter por um jornalista local mostram a praia de Nouméa cheia de banhistas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que vigia a atividade sísmica mundial, localizou o hipocentro do terremoto a 10 quilômetros de profundidade e a 168 quilômetros ao leste de Tadine, na ilha de Maré, em Lealdade.

As autoridades de proteção civil da Nova Caledônia disseram que o tremor gerou ondas de dois metros na Ilha dos Pinos. A maré, contudo, provocou pequenos danos, sem causar vítimas, segundo a imprensa local.

O terremoto foi precedido minutos antes por outro tremor na mesma área de magnitude 6 e seguido por vários tremores secundários, incluindo um de magnitude 6,6.

(Com EFE)