Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto de 6,8 graus mata ao menos 14 nas Filipinas

Após o tremor, nenhum alerta de tsunami foi disparado até o momento

Um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala aberta de Richter matou nesta segunda-feira 14 pessoas perto da ilha de Negros, na região central das Filipinas, sem que as autoridades tenham emitido um alerta de tsunami. O tremor derrubou casas, balançou edifícios e provocou cenas de pânico em várias cidades. As 14 vítimas morreram em desabamentos de residências na ilha de Negros, segundo a polícia local.

O terremoto ocorreu às 11h49 (horário local, 1h49 de Brasília) e seu epicentro localizado a 46 quilômetros de profundidade e 70 quilômetros ao norte de Dumaguete, em Negros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que mede a atividade sísmica no mundo todo. Horas depois, o país foi atingido por um tremor secundário de 6,2 graus, segundo o USGS.

O terremoto de meio-dia quebrou janelas e provocou fissuras nas paredes de edifícios nas cidades de Cebu (a segunda mais habitada do país) e São Carlos, na ilha de Negros, mas nenhuma estrutura desabou, segundo Benito Ramos, diretor da defesa civil.

As Filipinas ficam sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderados.

(com Agência EFE e France-Presse)