Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Terremoto de 6,5 graus estremece cidade do norte do Chile

Fenômeno foi sentido às 18h17. Não há relatos de vítimas ou danos materiais

Por Da Redação 16 mar 2014, 19h49

Um forte terremoto de 6,5 graus na escala Richter sacudiu neste domingo a cidade de Iquique, situada a 1.857 quilômetros ao norte de Santiago, sem que até agora tenham sido relatadas vítimas ou danos materiais.

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile detalhou que o fenômeno foi sentido às 18h17 (mesma hora de Brasília), com epicentro a 75 quilômetros ao sudoeste da cidade de Pisagua, e a 20,6 quilômetros de profundidade. Já o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) detectou um sismo de 7 graus no norte do Chile.

Leia também:

Terremoto de 6,9 graus atinge norte da Califórnia

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi), ligado ao Ministério do Interior, soou um alarme de evacuação na área “por precaução”, na eventualidade de ocorrer um tsunami. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) também decretou um alerta preventivo de tsunami.

A Onemi, que mede os abalos sísmicos na escala internacional de Marcalli, que vai do 1 ao 12, especificou que o tremor de terra afetou a cidade de Arica, no extremo norte do Chile e fronteiriça com a cidade peruana de Tacna, com uma intensidade de 6 graus. Um pouco mais ao sul, nas cidades de Alto Hospicio e Iquique, o sismo teve a mesma intensidade. Em Quillagua, o abalo foi de 4 graus. Emissoras locais afirmaram que em Iquique o trânsito tornou-se caótico, já que os motoristas começaram a se deslocar rapidamente rumo às áreas de evacuação.

(Com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade