Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Terremoto de 6 graus sacode nordeste do Japão sem alerta de tsunami

Por Da Redação - 23 maio 2012, 13h39

Tóquio, 23 mai (EFE).- Um terremoto de 6 graus na escala Richter sacudiu nesta quarta-feira a província de Aomori, no nordeste do Japão, sem que se tenha ativado o alerta de tsunami nem se tenha informado vítimas ou danos graves, informou a agência meteorológica japonesa.

O tremor aconteceu às 00h02 locais (12h02 de Brasília) e seu epicentro se localizou no mar em frente à costa nordeste da província de Aomori, a cerca de 50 quilômetros de profundidade, segundo o organismo.

O terremoto registrou uma intensidade de grau 5 inferior na escala japonesa fechada de 7, que se centra mais nas zonas afetadas que na intensidade do tremor, na cidade de Higashidori, onde se situa uma usina nuclear que não sofreu problemas técnicos, informou sua operadora, Tohoku Electric Power.

Seu único reator não está operacional, da mesma forma que os outros 53 reatores atômicos do Japão, que permanecem parados para revisão técnica ou por segurança após a crise na usina de Fukusima Daiichi, destruída pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011.

Publicidade

O terremoto não produziu cortes de luz nem nenhuma anomalia importante em estradas ou redes de ferrovia da região, que quase não operam na hora em que ocorreu o tremor, informou o canal público ‘NHK’. EFE

Publicidade