Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto de 5,6 graus atinge Tóquio; não há vítimas

As autoridades descartaram a possibilidade de tsunami decorrente do tremor. Após serem suspensos, metrôs e trens urbanos já normalizaram a operação

Um terremoto de 5,6 graus de magnitude balançou os prédios de Tóquio na manhã desta terça-feira, sem deixar vítimas. A rede de TV estatal japonesa NHK informou que não há risco de tsunami ligado ao tremor, que teve efeitos sentidos por mais de um minuto nos prédios de Tóquio. A agência sismológica local revelou que o epicentro do terremoto foi situado no sul da prefeitura de Ibaraki, em uma zona ao leste de Tóquio, a uma profundidade de 50 quilômetros.

Até o momento, não há informações sobre danos às estruturas de edifícios e estruturas como pontes e viadutos, “mas as autoridades estão realizando verificações”, informou a TV local. Um primeiro terremoto, o mais violento, ocorreu por volta das 12h30 do horário local (00h30 Brasília), seguido por uma série de tremores secundários. Os operadores das instalações nucleares na área informaram que não foi constatada qualquer anomalia.

Leia também

Japão declara 1ª usina nuclear apta a operar após desastre

Premiê japonês mantém principais ministros em reforma

Metrôs da capital japonesa e várias linhas de trem, incluindo os Shinkansen (os trens de alta velocidade) ligando Tóquio à prefeitura de Fukushima, suspenderam suas operações, mas o tráfego foi retomado logo em seguida. A cidade de Tóquio, uma das maiores áreas urbanas do mundo, com mais de 37 milhões de habitantes, localiza-se sobre uma área constantemente sujeita a abalos sísmicos e suas construções foram projetadas para aguentarem o impacto de tremores leves e medianos.

(Com agência France-Presse)