Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto de 5,4 graus atinge região central da Itália

Ainda não há informações sobre danos ou vítimas, mas inúmeras ligações foram registradas para o Corpo de Bombeiros das cidades atingidas

Um terremoto de magnitude de 5,4 graus na escala Richter foi sentido nesta quarta-feira no centro da Itália, dois meses após o forte tremor que causou a morte de 298 pessoas e grandes danos materiais. Segundo as informações do Instituto Nacional de Geologia e Vulcanologia (INGV), o epicentro do terremoto foi localizado a nove quilômetros de profundidade em Val Nerina, região entre Macerata e Perugia, centro do país.

O sismo ocorreu às 19h11 locais (15h11 em Brasília) e durou alguns segundos. Após o tremor mais forte, outros três menores o seguiram, segundo a imprensa local. O abalo pôde ser sentido na região de Marcas, afetada no dia 24 de agosto por outro terremoto, e também na capital italiana. Outras cidades na região central do país também foram afetadas.

A comuna mais próxima ao epicentro é Castelsantangelo sul Nera, que tem 368 habitantes. Ainda não há informações sobre danos ou vítimas, mas inúmeras ligações foram registradas para o Corpo de Bombeiros das cidades atingidas.

Segundo o INGV, o tremor desta quarta-feira está relacionado ao terremoto ocorrido no dia 24 de agosto. “Esse terremoto está de alguma maneira ligado àquele do dia 24 de agosto em Amatrice. Ele está, de fato, em uma área muito ativa. Trata-se, provavelmente, da ativação de uma nova falha”, afirmou Alessandro Amato, do órgão. Naquele dia, um tremor de 6 graus na escala Richter – e milhares de réplicas depois – devastou as comunas de Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto, que ficam na mesma região do tremor de hoje.

(Com ANSA)