Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto de 5,1 de magnitude assusta Los Angeles

Segundo tremor a atingir a região em menos de duas semanas, abalo sísmico durou dez segundos e não deixou vítimas nem provocou danos significativos

Um terremoto de 5,1 graus de magnitude sacudiu a região de Los Angeles, no estado americano da Califórnia, na noite de sexta-feira, menos de duas semanas depois de outro abalo sísmico ter atingido a área. O epicentro do tremor aconteceu a 7,5 quilômetros de profundidade, na direção da cidade de La Habra, a leste de Los Angeles. Relatos de moradores da região indicam que o terremoto durou cerca de dez segundos.

Leia também: Terremoto em Los Angeles assusta apresentadores

Segundo o jornal Los Angeles Times, o terremoto provocou apenas danos menores como janelas quebradas e prateleiras caídas. Bombeiros ouvidos pelo New York Times também relataram quedas de energia, vazamentos de gás e dutos de água rompidos pelo tremor. No incidente mais significativo, diversas pessoas sofreram ferimentos leves quando o carro em que viajavam foi virado de cabeça para baixo por uma grande pedra que rolou para a estrada durante o abalo.

O terremoto foi seguido por mais de quarenta pequenas réplicas, segundo dados do Serviço Geológico Americano. Lucy Jones, uma das especialistas da agência, estimou para o Los Angeles Times que há 5% de chance de o tremor desta sexta ter sido um abalo preliminar que antecede um terremoto maior ainda – e que poderia ocorrer nas próximas horas ou dias.

‘Big One’ – No último dia 17, outro abalo significativo, de 4,4 graus, sacudiu a região de Los Angeles, assustando dois apresentadores de um telejornal. “O terremoto desta sexta é o segundo em duas semanas, e é um lembrete para estarmos preparados”, afirmou o prefeito de Los Angeles Eric Garcetti. Localizada sobre a falha de San Andreas, um enorme encontro de placas tectônicas, a Califórnia vive à sombra de um hipotético terremoto de proporções catastróficas que poderia atingir o estado no futuro, apelidado de “Big One” (“O Grandão”) pelos moradores locais. O último abalo a causar devastação na Califórnia aconteceu em 1994, quando um tremor de 6,7 graus deixou 60 mortos e provocou danos avaliados em 20 bilhões de dólares.