Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Terremoto causa rachaduras em estradas e deixa cinco feridos no Japão

Novos tremores podem ocorrer ao longo da semana de acordo com as autoridades locais

Uma série de pequenos terremotos sacudiu a costa oeste do Japão nesta segunda-feira, deixando cinco pessoas feridas e danificando construções e estradas, reportou a mídia local. Autoridades alertaram que tremores mais fortes podem ocorrer nos próximos dias.

O maior tremor, de 5.8 de magnitude segundo registrou a Agência Meteorológica Japonesa, ocorreu durante a madrugada desta segunda-feira (horário local) na prefeitura de Shimane, cerca de 700 quilômetros a oeste da capital, Tóquio. O epicentro foi a 10 quilômetros de profundidade.

Uma agitação dessa intensidade pode causar o colapso das paredes, abrir rachaduras no solo e provocar deslizamentos de terra. A Pesquisa de Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) mediu o terremoto inicial em magnitude 5,6 e a uma profundidade de 7 km.

A imprensa local reportou que diversas ruas ficaram danificadas e construções sofreram rachaduras após o abalo sísmico. Cinco pessoas ficaram feridas, a maioria deles com ferimentos leves, afirmou a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres. Centenas de casas ficaram sem fornecimentos de água e dezenas ficaram sem energia.

Autoridades alertaram que tremores maiores podem ocorrer ao longo da semana. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.

(Com Reuters)