Clique e assine a partir de 9,90/mês

Terremoto atinge área da Baía de São Francisco, nos EUA

Duas pessoas estão gravemente feridas, informa governo. Tremor de 6 graus de magnitude é o maior registrado na região nos últimos 25 anos

Por Da Redação - Atualizado em 30 jul 2020, 21h51 - Publicado em 24 ago 2014, 12h31

(Atualizado às 15h26)

Um terremoto de 6 graus de magnitude na escala Richter atingiu neste domingo a área da Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, ferindo gravemente duas pessoas. Prédios históricos foram danificados, provocando incêndios em algumas residências. O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência. É o maior terremoto registrado na região nos últimos 25 anos.

Leia também:

Como se formam os desastres naturais

Continua após a publicidade

A origem dos terremotos

Terremotos deram origem a mais de 80% dos depósitos de ouro do planeta

Os primeiros tremores foram registrados às 3h20 (7h20, horário de Brasília), dez quilômetros ao sul do município de Napa, região conhecida em todo o mundo por ser produtora de vinhos. Parte da região ainda está sem energia. Segundo o governo local, 87 pessoas estão feridas e os bombeiros iniciaram trabalho para apagar incêndios.

Brown pediu às agências estatais que ajudem nos trabalhos de assistência após o terremoto. “Meu escritório de serviços de emergência esteve completamente ativo desde primeira hora da manhã e está trabalhando estreitamente com os responsáveis de emergência em nível estadual e local para responder ao impacto crítico em estruturas de edifícios”, afirmou o governador em comunicado.

Continua após a publicidade

A área atingida reúne construções de alvenaria, incluindo o tribunal histórico e a biblioteca que, segundo autoridades, sofreram grandes danos. “Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas balançando para frente e para trás”, disse Omar Lopez, 24, funcionário da noite em uma pensão em Santa Helena, a 15 minutos de Napa.

O US Geological Survey (USGS), serviço geológico da região, informou que o epicentro do terremoto foi a oito quilômetros a noroeste da cidade de American Canyon, no extremo norte da Baía de São Francisco.

É o maior tremor registrado na região desde outubro de 1989, quando São Francisco foi atingido pelo terremoto de Loma Prieta, que alcançou 7,1 graus de magnitude na escala Richter. Na época, o abalo provocou a morte de 12 pessoas e causou dandos nas principais vias expressas da cidade, como o desabamento de 30 metros da pista da ponte São Francisco-Oakland Bay Bridge, um dos cartões postais da região. As principais estruturas da região continuaram intactas em função do planejamento rigoroso para a construção de empreendimentos resistentes a abalos sísmicos de até 8 graus de magnitude.

(Com agência Reuters)

Publicidade