Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Termina a evacuação da ‘selva’ de Calais, maior favela da Europa

O governo francês irá trabalhar agora na desmontagem das barracas e na retirada do lixo e entulho para inibir que o local volte a ser ocupado

Depois de pouco mais de dois dias, terminou a operação de desmantelamento do acampamento de imigrantes de Calais, no norte da França, que abrigava cerca de 8.000 pessoas. A informação é da governadora do departamento de Pas-de-Calais, Fabienne Buccio. “Missão cumprida, o desalojamento terminou. Não tem mais ninguém no campo”, disse.

O governo francês irá trabalhar agora na desmontagem das barracas e na retirada do lixo e entulho para inibir que o local volte a ser ocupado. Antes de completar a evacuação, bombeiros e agentes humanitários tiveram de apagar dezenas de incêndios em abrigos e pequenas tendas iniciados por imigrantes e refugiados. Steve Barbet, porta-voz da prefeitura, disse nesta quarta-feira que um imigrante ficou levemente ferido e foi levado ao hospital de Calais.

Leia também
De cidade turística à favela de imigrantes: Calais quer recuperar seu esplendor
França inicia transferência de refugiados do campo de Calais

Nos últimos anos, imigrantes em fuga das guerras e da pobreza fora da Europa se concentraram em Calais, o principal porto de entrada para o Reino Unido a partir da França, na esperança de começar vidas novas fazendo a curta travessia marítima. O campo, conhecido como “a selva” pelas condições precárias de vida, era o maior abrigo temporário de imigrantes e refugiados, e também a maior favela na Europa ocidental.

(Com ANSA)