Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Temporal de neve e chuva na Argélia deixa 16 mortos e 120 feridos

Argel, 6 fev (EFE).- O temporal que atingiu a Argélia nos últimos três dias, caracterizado por chuvas e incomuns tempestades de neve, causou ao menos 16 mortes e mais de 120 feridos, indicaram números divulgados nesta segunda-feira pela imprensa nacional.

Pelos dados oficiais ocorreram ao menos 175 acidentes de trânsito causados pelo mau tempo, especialmente pela neve em 31 das 48 províncias argelinas, deixando dezenas de localidades isoladas.

No nordeste do país, uma das regiões mais afetadas, 77 mil casas sofreram cortes de energia elétrica entre sábado e domingo. Nesses dois dias faltaram produtos básicos como o gás butano, pão, leite e combustíveis.

O mau tempo afetou o funcionamento das escolas, que foram fechadas pela neve em muitas províncias por precaução e pela impossibilidade de usar os meios de transporte.

Nas províncias de Bejaia e Kabilia, ao leste de Argel, as autoridades locais pediram a intervenção do Exército para retirar e ajudar a população de localidades montanhosas.

O Escritório de Meteorologia da Argélia informou nesta segunda que nas próximas 48 horas as condições climáticas devem melhorar, apesar de ter alertado sobre novos temporais, acompanhados de neve, e de uma queda de temperatura a partir de quarta-feira. EFE