Clique e assine a partir de 9,90/mês

Tempestade ‘sem precedentes’ atinge EUA antes de Ação de Graças

Fortes ventos, inundações e deslizamentos de neve podem atrapalhar viagens de milhões de americanos durante o tradicional feriado desta quinta

Por Da Redação - Atualizado em 27 nov 2019, 12h11 - Publicado em 27 nov 2019, 12h00

Duas grandes tempestades de inverno que assolam o oeste e o meio-oeste dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 27, podem atrapalhar os planos de viagem de milhões de americanos, que devem enfrentar estradas e aviões lotados para as comemorações do Dia de Ação de Graças.

Uma das tempestades se fortalece rapidamente enquanto avança pelo oeste do país, rumo ao Oregon, norte da Califórnia, Nevada e Idaho. O Serviço Nacional do Clima (NWS) classificou o fenômeno como uma tempestade “histórica e sem precedentes” e prevê ventos destruidores, inundações litorâneas e deslizamentos de até 120 centímetros de neve das montanhas.

A frente fria também deve levar chuvas fortes, ameaçando causar inundações no sul californiano, de San Diego a Los Angeles, disse o serviço.

A outra frente da tempestade estava se movendo pela parte superior do meio-oeste e deve atingir partes de Iowa, Wisconsin e Minnesota com 30 centímetros de neve e rajadas de vento de até 80 km/h, tornando as viagens difíceis, ou até impossíveis, segundo o NWS.

A agência também alertou para a possibilidade de ventos de até 95 km/h e tormentas em uma faixa ampla do centro do país que vai do oeste do Texas até o Missouri e entra no Ohio nesta quarta-feira, quando milhões pegam estradas e aviões para o feriado.

Trânsito em estrada no norte da Califórnia durante tempestade antes do Dia de Ação de Graças – 26/11/2019 Caltrans/AP

O clima traiçoeiro ameaçou os planos de viagem de alguns dos 55 milhões de americanos que se espera percorrerem pelo menos 80 quilômetros por terra e ar para comemorar o Dia de Ação de Graças na quinta-feira, 28, de acordo com a Associação Automobilística Americana.

Continua após a publicidade

(Com Reuters)

Publicidade