Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tempestade Harvey: dique se rompe ao sul de Houston

Autoridades orientam os habitantes para que deixem a área imediatamente

As inundações provocadas pela tempestade Harvey nos Estados Unidos causaram o rompimento de um dique ao sul da cidade de Houston, declararam autoridades, que pediram aos habitantes que deixem a área imediatamente.

“O dique em Columbia Lakes se rompeu!!”, declarou o governo do condado de Brazoria em sua conta oficial no Twitter. “SAIAM AGORA!!”

A área de Columbia Lakes se encontra ao sul de Houston, quarta maior cidade dos Estados Unidos, que permanece em grande parte debaixo d’água quatro dias depois de Harvey tocar a terra na costa do Golfo dos Estados Unidos, provocando enormes inundações. “Esta zona tem estado sob ordem de desocupação obrigatória durante os últimos dias. Mas algumas pessoas não prestaram atenção às advertências”, afirmou Sharon Trower, porta-voz do condado de Brazoria. “São cerca de cinquenta casas visadas por essa ordem de desocupação”, acrescentou.

O condado de Brazoria está localizado no Golfo do México, perto da área metropolitana de Houston, e tem uma população de 350.000 habitantes. Um comunicado postado no site do condado indica que as pessoas que deixarem suas casas podem se dirigir para o abrigo no Centro de Exposições em Bell, 370 quilômetros a noroeste “As mascotes são bem-vindas!“, acrescenta o texto.

Transbordamento

Além do dique rompido, duas barragens usadas como reservatórios há setenta anos para proteger o centro de Houston começaram a transbordar nesta terça-feira. Engenheiros passaram a liberar água dos reservatórios Addicks e Barker na segunda-feira para aliviar a pressão deles. Os dois reservatórios estão em nível recorde. A liberação da água significa que mais casas e ruas ficarão alagadas. Algumas residências estarão inundadas por até um mês, segundo Jeff Lindner, do condado de Harris.

Enquanto isso, mais de 17. 000 pessoas buscam refúgio em abrigos do Texas, informou a Cruz Vermelha. A expectativa é que o número aumente.

(com agências internacionais)