Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Tempestade ‘Bud’ está ‘muito perto de se transformar em furacão’

Por Da Redação 24 Maio 2012, 01h24

México, 23 mai (EFE).- A tempestade tropical ‘Bud’ continua ganhando força no litoral mexicano do Pacífico e está ‘muito perto de se transformar em furacão’, informou nesta quarta-feira o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

Em um boletim emitido às 22h (horário local, 0h de quinta em Brasília), o SMN assinalou que o ‘Bud’ está a 655 quilômetros a sudoeste de Manzanillo, no estado de Colima, e se desloca rumo ao norte a 11 km/h.

A tempestade, a segunda da temporada de furacões no Pacífico, registra ventos sustentados de 110 km/h, com sequências de 140 km/h, e se estima que manterá ‘sua velocidade e rumo ao norte com leve diminuição de sua velocidade de deslocamento’.

O organismo estabeleceu uma zona de alerta desde Punta San Telmo, estado de Michoacán, até La Fortuna, em Jalisco, mantendo sua recomendação à navegação marítima de ‘tomar precauções por causa de chuva, vento e marés nas imediações do sistema’.

O SMN prevê cerca de 13 ciclones para a atual temporada no Pacífico, que começou no dia 15 de maio e termina 30 de novembro.

Na última temporada se formaram dez furacões no Oceano Pacífico, dos quais apenas uns poucos tocaram terra e causaram danos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade