Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Televisão pública norte-coreana mostra imagens do corpo de Kim Jong-il

Por Da Redação 20 dez 2011, 05h01

Seul, 20 dez (EFE).- A televisão pública norte-coreana mostrou nesta terça-feira fotografias do corpo de Kim Jong-il, cujo féretro repousa no palácio de Kumsusan, nos arredores da capital da Coreia do Norte, Pyongyang.

Nas imagens da ‘KCTV’ é possível ver o corpo do ditador coberto com uma tela vermelha dentro de um sarcófago de vidro, que por sua vez descansa sobre um leito de flores vermelhas e brancas.

O falecido líder da Coreia do Norte, que também ostentava o cargo de Comandante Supremo das Forças Armadas desde 1991, aparece nas fotos vestido com seu tradicional uniforme cáqui, que leva várias condecorações militares.

Aos pés do ataúde foi colocada uma placa na qual figuram os anos de seu nascimento e de seu falecimento: ‘1942-2011’.

De pé, junto ao féretro, são vistos os membros do cortejo fúnebre oficial e também integrantes de diferentes corpos militares.

Na sala onde foi instalado o velório predomina a cor vermelha, que predomina na bandeira do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

A ‘KCNA’ informou também que o filho mais novo de Kim Jong-il e seu designado sucessor, Kim Jong-un, e um grupo de altos cargos do Partido dos Trabalhadores prestaram homenagem ao falecido líder durante o velório.

O caixão do líder norte-coreano se encontra no Palácio Memorial de Kumsusan, o mesmo local onde está o mausoléu de Kim Il-Sung, seu pai e fundador da Coreia do Norte.

A televisão nacional norte-coreana indicou que Kim Jong-il morreu no sábado aos 69 anos por um ataque cardíaco, após governar a Coreia do Norte com mão de ferro durante 17 anos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade