Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Talibã toma o controle de cidade estratégica no Afeganistão

Grã-Bretanha e Estados Unidos enviaram militares para auxiliar no combate

Após dias de confronto, forças talibãs tomaram o controle de grande parte da cidade estratégica de Sangin, localizada na província de Helmand, sul do Afeganistão. O Talibã agora controla quase todo o território da cidade, com exceção do complexo da polícia local e do exército afegão, informou Mohammad Dawood, chefe da polícia.

Segundo Dawood relatou a emissora americana CNN, a luta na cidade acontece há mais de um mês, mas atingiu sua pior fase nos últimos três dias. Ele acrescentou também que a polícia local está quase sem munição e que muitos de seus homens morreram.

Leia também:

Ataque suicida no Afeganistão mata 6 membros da Otan

Ataque com bomba e armas atinge complexo diplomático em Cabul

Ataque de talibãs a aeroporto termina com 46 mortos no Afeganistão

“Esta equipe é parte de uma unidade maior da Otan, que está providenciando auxílio ao Exército Nacional Afegão”, disse uma porta-voz do Ministério da Defesa. “Eles não foram enviados para combate”.

Mohammad Jan Rasolyaar, vice-governador da província de Helmand, tomou uma medida incomum no fim de semana, ao pedir ajuda ao presidente Ashraf Ghani para conter a ofensiva em uma carta aberta no Facebook. Ele alertou que toda a província poderia ser tomada pelo Talibã caso o presidente não tomasse nenhuma medida.

A cidade de Sangin é estrategica porque liga Lashkar Gah, capital de Helmand, aos distritos do norte. Com o controle de Sangin, o Talibã pode controlar também as rotas de abastecimento para os outros distritos.

(Da redação)