Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tabloide publica foto de rainha Elizabeth II fazendo saudação nazista em 1933

Imagem foi retirada de uma filmagem feita quando a atual rainha tinha cerca de sete anos

O tabloide britânico The Sun publicou em sua edição deste sábado uma foto da rainha Elizabeth II realizando uma saudação nazista com sua família em 1933. Naquele ano, Adolf Hitler ascendeu ao poder na Alemanha. A imagem foi retirada de uma filmagem feita quando a atual rainha tinha cerca de sete anos de idade. Ela estava no castelo de Balmoral com seu tio Edward, sua irmã e sua mãe, que também fez a saudação.

A publicação da foto foi criticada abertamente pelo Palácio de Buckingham, em nota. “É desconcertante que essa filmagem, feita há oito décadas e aparentemente do arquivo familiar de Sua Majestade, tenha sido obtida e explorada desta maneira”, afirmam representantes da família real.

Em entrevista ao The Sun, o historiador James Holland afirma que a família estava brincando. “Acho que não havia uma criança na Grã-Bretanha nas décadas de 30 ou 40 que não tenha feito uma falsa saudação nazista como brincadeira”, afirmou.

O antigo secretário de imprensa da rainha, Dickie Arbiter, afirmou que a família real estaria tranquila a respeito da divulgação do filme, dado o contexto da filmagem e o fato de que os monarcas tiveram uma postura firme contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. O editor do The Sun, Stig Abell, disse que a filmagem foi obtida de forma legítima e que a notícia não foi uma crítica à rainha.

(Com Estadão Conteúdo)