Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tabloide grampeou telefones de Kate Middleton e do príncipe Harry

Transcrição lida em julgamento de funcionários do extinto 'News of the World' revela recados de William para Kate

Os telefones da mulher do príncipe William, Kate Middleton, e do príncipe Harry, foram grampeados pelo extinto tabloide News of the World, segundo revelações feitas nesta quinta-feira em um tribunal em Londres, responsável por julgar funcionários da publicação envolvidos com uma rede que espionava celebridades, políticos e personagens que poderiam render reportagens.

O promotor Andrew Edis afirmou à corte que gravações de mensagens de William para Kate foram descobertas na casa do ex-editor do jornal que cobria temas ligados à família real britânica. Essa é a primeira vez que o extinto jornal do magnata Rupert Murdoch é formalmente acusado de ter grampeado membros da família real.

Leia também:

Ex-editores de Murdoch supervisionavam grampos telefônicos, diz promotor

Entenda o caso

  1. • O tabloide News of the World recorria a detetives e escutas telefônicas em busca de notícias exclusivas – entre as vítimas estão celebridades, políticos, membros da família real e até parentes de soldados mortos.
  2. • Policiais da Scotland Yard também teriam sido subornados para fornecer informações em primeira mão aos jornalistas.
  3. • O escândalo forçou o fechamento do jornal sensacionalista, que circulou por 168 anos e era um dos veículos do grupo News Corp., do magnata Rupert Murdoch.

Leia mais no Tema ‘Grampos na Grã-Bretanha’

Andy Coulson, então editor do jornal, e que mais tarde foi chefe de imprensa do primeiro-ministro David Cameron, está sendo julgado, com mais seis pessoas, por diversas acusações, entre elas conspirar para interceptar mensagens ilegalmente. Elas negam.

“Oi, baby. Sou eu”, disse William, segundo na linha sucessória do trono, numa mensagem de 2006 lida pelo promotor. À época, o príncipe estava na academia militar de Sandhurst e contou a então namorada como ele quase foi atingido num exercício. “Eu caí na emboscada do outro regimento, o que foi um pouco constrangedor, porque eu quase tomei um tiro, não com munição de verdade”, diz a mensagem. Pouco depois, o jornal publicou uma reportagem sobre o episódio.

Também foi lida uma mensagem deixada no telefone do irmão de William, Harry, na qual um homem desconhecido, com uma voz aguda, finge ser a então namorada de Harry, Chelsy Davy. “Eu só quero dizer que eu sinto muito sua falta e que eu acho você o ruivo mais bonito que eu já vi, embora você seja muito feio para um ruivo”, diz a mensagem, em tom de brincadeira. Da mesma forma, o News of the World acabou publicando uma reportagem com transcrições da mensagem.

(Com agência Reuters)