Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Suu Kyi falará no Parlamento britânico em 21 de junho

Por Soe Than Win - 23 maio 2012, 10h36

A opositora birmanesa e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi pronunciará um discurso no Parlamento britânico durante uma histórica visita ao Reino Unido no dia 21 de junho, anunciou nesta quarta-feira o presidente da Câmara dos Comuns.

“Concordou amavelmente a se dirigir aos membros das duas câmaras em Westminster Hall no dia 21 de junho às 15h00” locais (11h00 de Brasília), declarou John Bercow ao anunciar a notícia aos deputados ao final da sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro David Cameron.

Suu Kyi, de 66 anos, que recebeu seu primeiro passaporte no dia 8 de maio após permanecer a maior parte das últimas duas décadas sob prisão domiciliar, realizará em junho sua primeira viagem ao exterior em 24 anos. Ela também incluirá etapas confirmadas na Suíça e na Noruega.

Cameron convidou Suu Kyi a visitar o Reino Unido durante uma visita a Mianmar em abril passado, dias depois de históricas eleições legislativas parciais nas quais foi eleita deputada.

Publicidade

Embora os detalhes de sua programação não tenham sido divulgados, a viagem de Suu Kyi também pode incluir uma visita a Oxford, onde realizou parte de seus estudos.

Antes do Reino Unido, a opositora birmanesa se dirigirá no dia 14 de junho em Genebra à conferência da Organização Mundial do Trabalho (OIT) e dois dias depois pronunciará em Oslo o discurso que não pôde fazer quando em 1991 foi premiada com o Nobel da Paz.

Publicidade