Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sudão: 13 mortos em ataque de rebeldes contra o Exército

Doze soldados sudaneses e um funcionário de uma ONG morreram nesta quinta-feira quando rebeldes atacaram um posto de controle do Exército em Kordofan do Sul, região fronteiriça com o Sudão do Sul, segundo uma fonte da ONU.

Combatentes da antiga rebelião, atualmente no poder no Sudão do Sul – Estado independente desde 9 de julho – atacaram o posto, localizado na região de Kurgul, informou a fonte, que pediu para não ser identificada.

O fogo cruzado atingiu dois ônibus particulares e um carro pertencente a uma ONG internacional, em que um funcionário sudanês morreu e seu motorista ficou gravemente ferido.

Pouco antes, um porta-voz da antiga rebelião e um veículo semioficial da capital sudanesa, Cartum, falaram em dezenas de mortos durante confrontos no distrito de Rashad, em Kordofan do Sul.

Kordofan do Sul é o único estado petroleiro que permaneceu no Sudão, na fronteira com o Sudão do Sul, após a independência deste último. Os combates em Kordofan do Sul entre o Exército sudanês e a antiga rebelião, que, durante décadas, combateu as forças de Cartum, explodiram em julho, um mês antes da independência.