Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Stephen Hawking culpa Reino Unido por “crise” do sistema de saúde

Diagnosticado com doença do neurônio motor aos 21 anos, Hawking afirma que recebeu tratamento que lhe permitiu que viver como queria

O físico Stephen Hawking criticou o governo britânico por causar uma crise no estatal Serviço Nacional de Saúde (NHS), afirmando que ele precisava ser protegido de se tornar um sistema lucrativo, no estilo norte-americano.

Escrevendo no jornal The Guardian, o cosmologista britânico, que foi diagnosticado com doença do neurônio motor aos 21 anos, também acusou o Ministro da Saúde do Reino Unido de escolher a dedo evidências científicas para justificar suas políticas.

“O cuidado que eu recebi desde que fui diagnosticado com a doença do neurônio motor enquanto estudante em 1962 me permitiu viver minha vida como eu quero, e contribuir com grandes avanços em nosso entendimento do universo”, escreveu Hawking, autor do livro best-seller “Uma Breve História do Tempo”.

Fundado em 1948, o NHS é uma fonte de orgulho para muitos britânicos que podem acessar tratamentos gratuitos desde o berço até o túmulo, mas nos últimos anos orçamentos apertados, uma população envelhecendo e tratamentos mais caros e complexos têm colocado o sistema sob forte crise financeira.

Hawking, apoiador do Partido Trabalhista, de oposição, afirmou que o NHS era “um pilar da nossa sociedade”, mas que estava em uma crise criada por decisões políticas.

(Com Reuters)