Clique e assine a partir de 9,90/mês

Stacey Abrams será primeira negra a disputar governo estadual nos EUA

Advogada formada pela Universidade Yale, a democrata Abrams concorre na Georgia, estado tradicionalmente conversador e eleitor de Trump

Por Da Redação - 23 maio 2018, 14h03

A deputada Stacey Abrams foi escolhida na terça-feira (22) a primeira mulher negra candidata ao governo de um Estado americano. Advogada de 44 anos, Abrams concorrerá pelo Partido Democrata ao governo da Georgia, um estado tradicionalmente conservador do Sul dos Estados Unidos.

“Esta noite é apenas o começo. O caminho para (as eleições de) novembro vai ser duro e longo. Mas vamos dar o próximo passo juntos”, disse a candidata democrata, por meio das redes sociais, depois de ser declarada vencedora da disputa dentro do partido.

“Estamos escrevendo um novo capítulo na história da Georgia, no qual ninguém é invisível, ninguém é inaudível e ninguém é sem inspiração”, afirmou a eleitores.

Dizendo-se uma “orgulhosa filha do Sul profundo”, Stacey Abrams ganhou as primárias democratas na Georgia ao obter 75,4% dos votos, contra 24,6% de sua rival Stacey Evans. Ela escolheu como lema de campanha a frase “Georgia de amanhã”

Continua após a publicidade

Seu rival republicano ainda não foi definido, já que nenhum dos adversários nas movimentadas primárias do partido de Donald Trump alcançou os 50%. Os dois mais votados – o atual vice-governador, Casey Cagle, e o secretário estadual de Estado, Brian Kemp – deverão se enfrentar em um segundo turno.

Se vencer as eleições de novembro, Stacey Abrams, atual legisladora estadual, se torná a primeira mulher negra a governar um estado do país que já teve um afro-descendente, Barack Obama, como presidente.

Embora 32% de sua população seja negra e sua capital, Atlanta, seja reconhecida como um grande centro afro-americano dos Estados Unidos, a Georgia é um estado essencialmente conservador, onde os republicanos dominam a maioria de estruturas de poder.

Ciente disso, Abrams, disse que não pretende convencer os fazendeiros brancos da Georgia a votar em candidatos democratas, segundo o jornal The New York Times.

Continua após a publicidade

Abrams é graduada em Direito pela Universidade Yale e fez carreira política em Atlanta. Mantinha um pequeno negócios e escrevia romances melados sob um pseudônimo.

 

Publicidade