Clique e assine a partir de 9,90/mês

Socialistas vencem direita nas legislativas francesas, com 94% de apuração

Por Da Redação - 10 jun 2012, 18h34

Paris, 10 jun (EFE).- O Partido Socialista e seus aliados de esquerda venceram neste domingo o primeiro turno das eleições legislativas francesas ao conseguir 35% dos votos, com 94% dos sufrágios apurados, disse o ministro do Interior, Manuel Valls.

O resultado definitivo, com 100% da apuração, será conhecido amanhã, garantiu o ministro, que felicitou o pleito que ocorreu ‘sem grandes incidentes’.

Os conservadores da União pelo Movimento Popular (UMP) e seus aliados alcançaram 34% dos sufrágios, enquanto a extrema direita Frente Nacional (FN) ficou com a terceira posição, 13,88%, na frente da Frente de Esquerda, com 6,61%.

Os ecologistas, que tinham um pacto eleitoral com o PS, para não se apresentarem nas mesmas divisões eleitorais, alcançaram 5,23% dos votos.

Continua após a publicidade

Segundo as projeções dos institutos de opinião, com esse resultado os socialistas podem conseguir a maioria absoluta na Câmara Baixa, embora também seja possível que tenham que recorrer aos votos dos ecologistas e da Frente de Esquerda. O segundo turno das legislativas ocorrerá em 17 de junho.

A abstenção nesta primeira etapa ficou em torno de 43%, ou seja, 22 pontos acima da registrada nas eleições presidenciais deste ano, confirmando o desinteresse dos cerca de 46 milhões de eleitores nas urnas. EFE

Publicidade