Clique e assine a partir de 9,90/mês

Socialistas lideram 1º turno das legislativas francesas, segundo estimativas

Por Frank Perry - 10 jun 2012, 16h02

O Partido Socialista, do presidente François Hollande, e seus aliados lideram os resultados do primeiro turno das eleições legislativas francesas, celebradas neste domingo, e está em condições de conquistar a maioria absoluta no segundo turno, de acordo com estimativas dos canais de televisão.

O Partido Socialista e seus aliados ecologistas têm aproximadamente 40% dos votos, segundo o instituto CSA, contra aproximadamente 35% para o partido de direita UMP. A esquerda radical, com a qual o PS não tem acordo de governo, tem 7%.

Os socialistas e seus aliados obteriam, após o segundo turno, previsto para 17 de junho, entre 287 e 347 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional francesa, segundo estimativas de três institutos de pesquisa (Ipsos/Business logica consulting CSA e Sofres/Sopra group) realizadas a partir dos resultados do primeiro turno. A maioria absoluta é de 289 cadeiras.

O partido de extrema direita Frente Nacional, com pouco mais de 13% dos votos, consolida sua situação, após o bom resultado no primeiro turno das presidenciais, mas deverá esperar o segundo turno para conhecer o verdadeiro resultado, visto que estas eleições favorecem aos grandes partidos ou às alianças.

Publicidade