Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sochi 2014: Com humor, cervejaria britânica provoca Putin

A cervejaria britânica Brew Dog encontrou uma forma inusitada de protestar contra o presidente russo Vladimir Putin. Na véspera dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, que terá sua cerimônia de abertura nesta sexta-feira, foi lançada a cerveja ‘Hello, My Name is Vladimir’, com rótulo rosa e a imagem de Vladimir Putin de batom vermelho e cabelo amarelo.

Vladimir Putin durante suas férias no sul da Sibéria em agosto de 2009 Vladimir Putin durante suas férias no sul da Sibéria em agosto de 2009

Vladimir Putin durante suas férias no sul da Sibéria em agosto de 2009 (/)

A campanha promocional de lançamento, no blog oficial da cervejaria, explica que “a cerveja é para os homens ‘über-hetero’ que montam cavalos de peito nu e carregam facas”. O texto faz referência a uma imagem de Putin que circulou o mundo mostrando um chefe de Estado numa posição nada usual: sem camisa, montando um cavalo e carregando uma faca. “É uma cerveja para marcar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Mas eu não sou para gays. Homens corpulentos lutando com amor em um tatame de judô ou pescando de sunga? Então esta é a cerveja para você!” – prossegue o texto, de novo com referências a fotos de Putin e com uma crítica à chamada ‘lei antigay‘, que a Rússia aprovou.

Leia também

Jogos de Inverno: Obama diz não ter relação ‘fria’ com Putin

‘Aqui não tem gay. Mas são bem-vindos’, diz prefeito de Sochi

Em NY, membros do Pussy Riot reforçam críticas a Putin

A cervejaria promete doar 50% dos lucros obtidos pela venda do produto para organizações que apoiam a liberdade de expressão e afirmam que a Rússia tem uma “legislação doentia”, que “impede as pessoas de viverem suas verdadeiras vidas”. Para finalizar, o texto faz outra provocação ao presidente russo: “Ouvimos dizer que os ingredientes são ótimos para melhorar o desempenho sexual, por isso enviamos uma caixa para o Kremlin, pois suspeitamos que há alguém lá que gostaria de receber uma mãozinha”.