Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Sobe para 116 o número de mortos por tornado nos EUA

Tragédia ocorre pouco depois da onda de tornados que matou mais de 350

Por Da Redação 23 Maio 2011, 20h21

Subiu para 116 o número de mortos em consequência do violento tornado que atingiu Joplin, no estado americano do Missouri. Segundo as autoridades locais, pelo menos 400 pessoas ficaram feridas. O tornado passou pela cidade de 50.000 habitantes, que fica perto da fronteira com Oklahoma e Kansas, na noite de domingo e já se tornou aquele que, sozinho, fez mais vítimas no país desde 1953.

Durante todo o dia, as equipes de resgate tentavam encontrar sobreviventes no meio de casas e carros, que foram transformados em pilhas de destroços. De acordo com o governador do Missouri, Jay Nixon, sete pessoas foram resgatadas com vida. “Nós acreditamos que ainda há pessoas vivas debaixo dos escombros e estamos tentando localizá-las”, disse Nixon à agência de notícias Reuters.

Ele declarou na noite de domingo estado de emergência na região e ordenou a mobilização da Guarda Nacional e das equipes de atendimento médico para ajudar no resgate das vítimas.

O tornado que atingiu Joplin faz parte de uma série de tempestades que atravessou o Missouri e outros estados do meio oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin e Minnesota. Novas tempestades devastadoras são previstas na região.

O presidente Barack Obama, que iniciou nesta segunda uma viagem de seis dias à Europa, manifestou suas “profundas condolências” às famílias das vítimas. A tragédia ocorre menos de um mês depois da onda de tornados que deixou mais de 350 mortos em sete estados americanos.

Continua após a publicidade
Publicidade