Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Sistema de refrigeração de reator sofre avaria Fukushima

Bomba da piscina de resfriamento do reator nº 5 foi trocada e a situação, controlada

Por Da Redação 29 Maio 2011, 13h27

Uma equipe de técnicos especializados precisou reparar neste domingo uma avaria no sistema de refrigeração de um dos reatores da central nuclear de Fukushima, no Japão, indicou a operadora da usina, gravemente danificada pelo terremoto seguido de tsunami do dia 11 de março.

Tema em foco: A crise nuclear em Fukushima

A bomba d’água utilizada para resfriar o reator nº 5 e a água da piscina onde o combustível nuclear fica submerso apresentou um problema, percebido na noite de sábado, explicou a Tokyo Electric Power (Tepco). Os trabalhos de substituição da bomba começaram às 08 horas de domingo (20 horas, horário de Brasília), e terminaram quatro horas e meia depois, segundo a Tepco. “Havia um problema no motor da bomba, que substituímos por uma nova, que agora funciona”, declarou um representante da companhia.

A catástrofe de março inutilizou os circuitos de refrigeração de quatro dos seis reatores da central, provocando um aquecimento das barras de combustível. Os reatores 1, 2 e 3 sofreram um processo de fusão, como admitiu a Tepco na semana passada.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade