Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Síria: Europa redige novo projeto de resolução para ONU (diplomatas)

Os países europeus redigiram um novo projeto de resolução para o Conselho de Segurança da ONU sobre a sangrenta repressão na Síria que inclui uma ameaça de sanções, em vez de sanções imediatas, segundo informaram vários diplomatas nesta terça-feira.

“A França e seus parceiros da União Europeia estão a ponto de submeter ao Conselho de Segurança um novo projeto de resolução sobre a repressão na Síria”, afirmou a missão francesa na ONU em sua conta do Twitter.

A mensagem não dá nenhum detalhe sobre o conteúdo do projeto de resolução. No entanto, alguns diplomatas europeus informaram que o texto faz referência a uma ameaça de sanções em vez de propôr medidas imediatas contra o presidente sírio, Bashar al Assad, como previa o projeto anterior de resolução.

A Rússia e a China ameaçaram impor seu veto a qualquer sanção que seja proposta ao Conselho de Segurança contra o regime sírio. O Conselho de Segurança, no momento, limitou-se a realizar uma declaração sobre a repressão das manifestações na Síria que, segundo a ONU, provocou mais de 2.700 mortos desde o último mês de março.

“Existe a necessidade de uma resposta forte por parte do Conselho de Segurança ante a repressão”, indicou um diplomata europeu.

“Esperamos que essa resolução possa reunir rapidamente a uma maioria do Conselho”, completou outro diplomata de um país membro do Conselho.