Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Síria confirma ter aceitado visita de Kofi Annan e Valerie Amos

Damasco, 5 mar (EFE).- O governo da Síria deu nesta segunda-feira seu aval às visitas do enviado da Liga Árabe e da ONU para a Síria, Kofi Annan, e da subsecretária geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos.

Uma fonte do Ministério sírio de Informação citada pela agência de notícias estatal ‘Sana’ confirmou que Amos deve chegar à capital Damasco nesta terça-feira, mas não determinou a data da viagem de Annan.

Este anúncio ocorreu após o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Araby, ter dito que Annan o havia informado que o regime de Bashar al Assad tinha dado sinal verde à sua visita, prevista para 10 de março, e à de Amos.

Annan, que foi o secretário-geral das Nações Unidas entre 1997 e 2006, foi eleito enviado especial para a Síria em 23 de fevereiro deste ano para promover uma saída pacífica à crise.

Quanto à viagem de Amos, a fonte oficial síria explicou que a subsecretária geral da ONU para Assuntos Humanitários se reunirá durante sua estadia na Síria com o ministro de Relações Exteriores, Walid Muallem.

Amos visitará algumas regiões do país e se reunirá também com o presidente do Crescente Vermelho na Síria, Abdulrahman Attar, cuja organização coordena com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CIRC) o envio de ajuda humanitária às áreas mais afetadas pela violência e a retirada dos feridos. EFE