Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Síria: ao menos 12 civis mortos em bombardeio a Hama (ONG)

Ao menos 12 civis foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos nesta quarta-feira em um bombardeio efetuado pelas forças regulares sírias em um bairro da cidade rebelde de Hama, no centro da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A ONG relatou que o bombardeio teve como alvo o bairro de Masaa al-Tayaran, apesar da presença em Hama de dois observadores da ONU encarregados de monitorar o cessar-fogo, em vigor desde o dia 12 de abril, mas que é violado diariamente.

Um vídeo postado por militantes no YouTube, logo após o bombardeio, mostra o que parecem ser casas reduzidas a escombros e moradores à procura de sobreviventes. Uma enorme cratera também pode ser vista.

“O bombardeio aconteceu às 18h15 (12h15 de Brasília) e destruiu muitas casas” deste bairro popular, declarou via Skype o militante local Abu Ghazi, que acrescentou: “muitas vítimas continuam sob os escombros”.

Um morador, também via Skype, relatou uma situação dramática, com um número de vítimas que tende a aumentar muito.

A violência na Síria já deixou mais de 11.100 mortos em mais de 13 meses de contestação popular, reprimida violentamente pelo regime, segundo o OSDH.