Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sindicatos gregos convocam greve geral para terça-feira

Atenas, 6 fev (EFE).- Os sindicatos gregos convocaram nesta segunda-feira uma greve geral de 24 horas para esta terça-feira em protesto às medidas de austeridade do Governo de união nacional para garantir novo aporte de ajuda financeira internacional.

Uma grande manifestação está prevista para 13h (de Brasília) na praça central Sintagma, informaram nesta segunda-feira os sindicatos GSEE (setor privado) e ADEDY (setor público).

O presidente da GSEE, Giannis Panagopoulos, afirmou que as conversas com a chamada ‘troika’, composta pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia, não são ‘uma negociação, mas uma crônica de morte anunciada’.

‘É uma chantagem por parte da ‘troika’. Aconteça o que acontecer, os gregos estão condenados a viver na pobreza. Isso nenhum país pode aguentar. Já basta!’, reclamou o líder sindical em comunicado.

Panagopoulos se referia às negociações mantidas pelo Governo de união nacional grego, liderado pelo ex-banqueiro Lucas Papademos, com a ‘troika’ sobre os novos cortes sociais e econômicos em troca de mais ajuda financeira para a Grécia.

Para esta segunda-feira é esperada uma resposta definitiva dos três partidos políticos que formam o Executivo sobre as medidas de austeridade exigidas pela ‘troika’, que incluem mais reduções salariais, assim como cortes nas despesas de saúde e militares. EFE