Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senadores dos EUA exigem revisão das relações com Paquistão

Os Estados Unidos devem “revisar completamente” suas relações com o Paquistão e avaliar possíveis cortes e restrições na ajuda econômica e militar a Islamabad, afirmaram nesta segunda-feira os influentes senadores republicanos John McCain e Lindsay Graham.

“Os Estados Unidos têm sido incrivelmente pacientes com o Paquistão, apesar de fatos inegáveis e profundamente perturbadores”, disseram os dois senadores em um comunicado conjunto sobre as tensas relações entre Washington e Islamabad.

McCain e Graham citaram o suposto apoio de oficiais do Exército e da Inteligência paquistanesa à rede Haqani “e a outros grupos terroristas” acusados de atacar objetivos americanos no Afeganistão “matando soldados americanos”.

“Chegou a hora de os Estados Unidos revisarem completamente suas relações com o Paquistão. Devemos avaliar a natureza e os níveis do nosso apoio ao Paquistão”.

“Em particular, todas as opções que envolvem assistência econômica e em segurança ao Paquistão devem ser colocadas sobre a mesa, incluindo reduções substanciais e padrões mais rigorosos de desempenho”.

McCain integra o Comitê das Forças Armadas do Senado e Graham faz parte do painel sobre a ajuda americana ao estrangeiro.