Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senador Marco Rubio anuncia que concorrerá à Presidência

Aos 43 anos, Rubio é o mais jovem postulante à Casa Branca entre os atuais candidatos. Ele já é o terceiro republicano que vai disputar a indicação do partido para as eleições de 2016

O senador republicano eleito pela Flórida, Marco Rubio, anunciou nesta segunda-feira aos seus principais doadores que concorrerá nas primárias do Partido Republicano, que definirá o candidato da legenda nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Rubio disse que se sente “especialmente qualificado” para liderar a nação. O senador cubano-americano anunciará hoje oficialmente sua candidatura em um ato na Torre da Liberdade, em Miami.

A candidatura do senador já é a terceira anunciada dentro do Partido Republicano. Os também senadores Ted Cruz e Rand Paul já tinham recentemente oficializado suas candidaturas paras as primárias da legenda – eleições internas que definirão o candidato republicano nas eleições presidenciais de 2016. Rubio é filho de imigrantes cubanos e pai de quatro filhos. Seus esforços para revisar o sistema de imigração dos Estados Unidos ganhou elogios de alguns republicanos e desprezo de outros.

Leia também

Hillary Clinton anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos

Jeb Bush abre corrida republicana pela Casa Branca

Rand Paul é o segundo republicano na corrida à Casa Branca

É esperado também que o atual governador de Wisconsin, Scott Walker, e o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, entrem na disputa. Por ser filho e irmão de ex-presidentes, George Bush é seu pai e George W. Bush é seu irmão, o ex-governador Jeb é apontado como um candidato de peso, que pode mobilizar vultosas doações para a campanha republicana. Sua família também tem conexões políticas e financeiras relevantes, que podem impulsionar uma candidatura presidencial.

Aos 43 anos, Rubio é candidato mais jovem na corrida presidencial. Segundo o jornal The New York Times, é esperado que a campanha do senador priorize a imagem de Rubio como um líder para o futuro da próxima geração – em contraste implícito tanto com Jeb Bush, de 62 anos, como com Hillary Clinton, de 67 anos, que ontem anunciou seu desejo de ser a candidata democrata. Outros temas que a campanha de Rubio deve utilizar são a ênfase na grandeza do país e no ideal do “sonho americano”. De acordo com o NYT, uma amostra das mensagens otimistas que farão parte dos discursos do republicano pode ser vista no livro American Dreams (Sonhos Americanos, em tradução literal), lançado recentemente por ele nos Estados Unidos.

(Da redação)