Clique e assine com até 92% de desconto

Secretário-geral da ONU pede a Assad o fim do uso da força (ONU)

Por Sari Gustafsson 6 ago 2011, 20h53

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu ao presidente sírio Bashar al-Assad que ponha fim a sua campanha militar contra opositores, durante uma conversa por telefone entre ambos neste sábado, informou a ONU.

“Em uma conversa por telefone com o presidente Assad hoje (sábado), o secretário-geral manifestou sua forte preocupação e a da comunidade internacional com a crescente violência e com o número de mortos na Síria nos últimos dias”, disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

Ban “transmitiu ao presidente sírio a clara mensagem enviada pelo Conselho de Segurança e pediu ao presidente que suspenda imediatamente o uso da força militar contra os civis”, acrescentou.

Assad se defendeu novamente, argumentando que muitos agentes das forças de ordem foram assassinados nos protestos. Ban disse, por sua vez, que rejeita a violência contra civis e contra os policiais, indicou Nesirky.

“O presidente também mencionou as reformas anunciadas recentemente, e o secretário-geral ressaltou que para que estas medidas tenham credibilidade é preciso suspender imediatamente o uso da força e as prisões em massa”, acrescentou.

Assad vinha se negando a atender aos pedidos de Ban, mas um comunicado do Conselho de Segurança da ONU divulgado esta semana aumentou a pressão sobre o líder sírio.

O Conselho de Segurança pediu ao secretário-geral da ONU um relatório sobre os acontecimentos na Síria e Ban prometeu tentar novamente entrar em contato com Assad.

Continua após a publicidade
Publicidade