Clique e assine a partir de 9,90/mês

Secretário-Geral da ONU inicia giro pelo Oriente Médio

Por Eric Piermont - 31 jan 2012, 08h38

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se reuniu nesta terça-feira, em Amã, com o chanceler jordaniano, Nasse Jawdeh, com quem conversou sobre a situação do processo de paz palestino-israelense.

Ban inicia em Amã um giro pelo Oriente Médio, destinado particularmente a pressionar israelenses e palestinos para que retomem as negociações sobre o processo de paz.

O secretário-geral também se reunirá com o rei Abdullah e dará uma coletiva de imprensa conjunta com o chanceler jordaniano, indicaram fontes da ONU.

Na quarta-feira, Ban Ki-moon se dirigirá a Jerusalém, onde se reunirá com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, e para Ramallah, onde se encontrará com o presidente Mahmud Abbas.

Continua após a publicidade

As negociações diretas entre Israel e os palestinos estão estancadas desde setembro de 2010. Na semana passada terminaram sem resultados tangíveis cinco “encontros exploratórios” realizados na Jordânia para examinar as possibilidades de reativar as negociações.

“Minha visita é realizada em um momento importante”, declarou Ban à imprensa na semana passada ao anunciar este giro. “Irei incentivar ambas as partes a se comprometerem a avançar e a criar uma atmosfera positiva para seguir adiante”, disse.

Ban também se reunirá com o presidente israelense Shimon Peres.

Publicidade