Secretário-geral da ONU diz que foi surpreendido por bombardeios em Gaza
António Guterres usou redes sociais para pedir cessar-fogo e afirmou que 'catástrofe humanitária se desenrola diante de nossos olhos'

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, usou o X (antigo Twitter) para lamentar os intensos bombardeios na Faixa de Gaza entre noite desta sexta-feira, 27, e madrugada deste sábado, 28, logo após a Assembleia Geral da ONU ter aprovado a resolução que pede trégua humanitária imediata no conflito entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas.
Guterres declarou que tinha sido encorajado a acreditar em um consenso sobre a necessidade de uma pausa nas hostilidades, referindo-se ao resultado da discussão, que teve 120 votos a favor – inclusive do Brasil -, 14 contra e 45 abstenções.
“Lamentavelmente, fui surpreendido por uma escalada de bombardeios sem precedentes que comprometeu os objetivos humanitários. Esta situação precisa ser revertida”, publicou.
No ataque noturno das forças israelenses, centenas de prédios foram destruídos e milhares de casas tiveram danos ao norte de Gaza, de acordo com a defesa civil local.
Além do cessar-fogo, Guterres fez um apelo para a libertação dos reféns e para que a população consiga receber ajuda na região. “Uma catástrofe humanitária se desenrola diante de nossos olhos”, afirmou.