Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Secretário-geral da ONU alerta que organização está ficando sem dinheiro

Do total de 193 países membros, 112 estão com a sua parte no orçamento principal paga; os EUA são responsáveis por 22% do financiamento

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou aos funcionários que a entidade está ficando sem dinheiro e convocou seus Estados membros a pagarem o que devem o mais rápido possível, segundo um memorando interno ao qual veículos da imprensa americana tiveram acesso.

Guterres comunicou aos Estados membros que em 30 de junho o orçamento da ONU tinha um déficit de 139 milhões de dólares e que a entidade “nunca havia enfrentado uma situação tão difícil em seu fluxo de caixa” nessa época do ano. “Estamos ficando sem dinheiro mais cedo e permanecendo no vermelho por mais tempo”, escreveu.

“Uma organização como a nossa não deveria ter que sofrer ameaças repetidas de cair na falência. Mas, sem dúvida, a maior dor sentem aqueles aos que servimos quando, por falta de fundos, não podemos responder seus pedidos de ajuda”, disse o secretário-geral.

Em dezembro, o comitê orçamentário da Assembleia Geral da ONU chegou a um acordo de orçamento de 5,4 bilhões de dólares para 2018-2019, o que a embaixadora americana Nikki Haley disse ser uma redução de 285 milhões de dólares em relação a 2016-2017. A missão de paz da ONU se financia de forma separada.

Segundo a ONU, 112 dos 193 Estados membros pagaram até agora suas partes no orçamento principal. Os Estados Unidos, que são responsáveis por cerca de 22% do orçamento, tradicionalmente pagam mais tarde por causa de seu ano fiscal.

(Com Reuters)