Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Secretário espanhol visita Brasília e revisa planos de cooperação com o país

Brasília, 25 abr (EFE).- O secretário de Estado de Cooperação Internacional e para região ibero-americana da Espanha, Jesús Gracia, se reuniu nesta quarta-feira com autoridades brasileiras, com quem analisou os planos de cooperação entre os dois países.

Gracia chegou nesta quarta-feira a Brasília procedente de São Paulo, e almoçou com membros do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Espanha. Depois ele se dirigiu ao Senado, onde foi recebido pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, atualmente na Comissão de Relações Exteriores da casa.

De acordo com informações de fontes oficiais à Agência Efe, a conversa se centrou em diversos programas de cooperação mantidos pela Espanha e pelo Brasil entre si e também com outros países, principalmente da América Latina, Caribe e África.

Collor avaliou a ajuda que a Espanha e o Brasil ofereceram a diversas nações ibero-americanas e fez votos de manter e aprofundar esse tipo de atitude.

Gracia, que na terça-feira se reuniu com empresários espanhóis em São Paulo, visitou a sede do Ministério de Relações Exteriores, onde foi recebido pelo subsecretário-geral de cooperação da pasta, Hadil da Rocha Vianna, e pelo diretor da Agência Brasileira de Cooperação, Marco Farani.

Posteriormente, o funcionário espanhol se reuniu com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Gracia concluirá sua visita ao Brasil nesta quinta-feira, quando deve se reunir com o vice-ministro de Relações Exteriores, Ruy Nogueira, com quem almoçará na sede do ministério. EFE