Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sarkozy diz que rival socialista ‘mente de manhã e de noite’

Presidente francês, que busca a reeleição, trocou farpas com François Hollande

Em seu primeiro comício após anunciar oficialmente sua candidatura à reeleição, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, acusou nesta quinta-feira o adversário socialista, François Hollande, de “mentir de manhã e de noite”. “Quando Hollande diz à imprensa inglesa que é liberal e quando vem explicar aos franceses que as finanças são o inimigo, ele mente, ele mente de manhã e de noite”, disse o chefe de estado francês em Annecny, em alusão a uma declaração do candidato socialista à Presidência da França.

“Não podemos construir uma nova França nem uma nova Europa com ideias do passado”, disse Sarkozy, lembrando medidas aplicadas durante seu mandato, como a reforma do sistema de aposentadorias e das universidades. Ele ainda afirmou “nunca ter cedido à pressão das ruas” e reconheceu que cometeu erros, mas sempre sempre se “esforçou para ser justo e sincero” destacou.

A resposta do adversário de Sarkozy não tardou. Hollande reagiu em seguida, em declarações concedidas à rede de televisão francesa TF1, e acusou o presidente de “falsificação, caricatura e manipulação”. Ele também criticou a estratégia que teria sido adotada pelo atual mandatário,

“Eu não quero brigas, frases, insultos”, declarou Hollande, que lidera com ampla vantagem as pesquisas de intenção de voto, acusando Sarkozy de fazer “ataques que não têm sentido quando há também falsificação, caricatura, manipulação”.

(Com agência France-Presse)