Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

São Francisco é tomada por céu laranja em meio a incêndios na Costa Oeste

Mais de 300.000 acres estão queimando em todo o estado do noroeste dos Estados Unidos, incluindo 35 grandes incêndios florestais

Por Da Redação Atualizado em 9 set 2020, 19h59 - Publicado em 9 set 2020, 19h56

Em meio a um ano já repleto de eventos alarmantes, moradores da cidade de São Francisco e de outras partes da Califórnia, nos Estados Unidos, acordaram nesta quarta-feira, 9, com um céu laranja que lembrou cenas de filmes apocalípticos.

O céu estava tão escuro que parecia ser noite e, em algumas áreas, cinzas caíam como a neve. O cenário teve como origem os grandes incêndios florestais que encheram o ar da região de fumaça e poeira.

Fotos da cena assustadora, em especial de um horizonte de São Francisco que parecia ter saído de uma história de ficção científica distópica, rapidamente se espalharam nas redes sociais.

“Cenas ao redor de São Francisco, onde o céu laranja escuro ainda cobre a cidade e a região. Esse tom apocalíptico se deve a uma combinação de fumaça de vários incêndios florestais acima da camada de névoa marinha”, escreveu a fotojornalista Jessica Christian.

“O céu laranja esta manhã é o resultado da fumaça do incêndio no ar”, disseram as autoridades no Twitter. “Essas partículas de fumaça dispersam a luz azul e só permitem que a luz amarela-laranja-vermelha atinja a superfície, fazendo com que o céu pareça laranja.”

Conforme as cinzas se tornam mais densas em algumas áreas, elas bloqueiam a luz do sol e escurecem o céu, explicaram as autoridades. O céu escuro com o sol bloqueado reduziu as temperaturas naquele que tem sido historicamente o ano mais quente em São Francisco.

“Essa fumaça está filtrando a energia do sol, causando temperaturas muito mais frias e céus escuros e avermelhados em muitas áreas”, tuitou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

Por volta das 12h (16h em Brasília), o céu alaranjado se tornou praticamente uma neblina atrapalhando a visão dos motoristas que passavam pela icônica Golden Gate Bridge.

Continua após a publicidade

Em uma postagem humorada, um morador de São Francisco reproduz o meme This is Fine, baseado na tira de quadrinhos The Pills Are Working, na qual um cachorro antropomorfizado é cercado por chamas, mas ele continua agindo como se tudo estivesse naturamente.

Incêndios florestais descritos como inéditos, alimentados por ventos fortes e temperaturas escaldantes, varreram uma ampla faixa dos estados da Califórnia, Oregon e Washington nas últimas semanas, destruindo dezenas de casas e empresas, e forçando a retirada às pressas de dezenas de milhares de residentes.

Mais de 300.000 acres estão queimando pela região, incluindo 35 grandes incêndios florestais.

Na Califórnia, onde pelo menos oito mortes foram registradas, os helicópteros da Guarda Nacional resgataram centenas de pessoas presas pelo “Creek Fire” na Floresta Nacional de Sierra.

  • A governadora do Oregon, Kate Brown, declarou os incêndios no estado um “evento único em uma geração”. Jay Inslee, governador de Washington, estado vizinho, descreveu os incêndios florestais como “sem precedentes”.

    (Com AFP)

    Continua após a publicidade
    Publicidade