Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Santorum vence primárias no Colorado, Minnesota e Missouri

Por Ben Garvin 8 fev 2012, 06h19

O ultraconservador católico Rick Santorum venceu na terça-feira as primárias republicanas nos estados do Colorado, Minnesota e Missouri, e ganhou força para as próximas etapas da disputa pela indicação do candido do Partido Republicano para enfrentar o presidente Barack Obama na eleição de novembro.

No Colorado (oeste do país), principal estado em disputa na terça-feira, Santorum obteve 40,2% dos votos, superando Mitt Romney (34,9%), Newt Gingrich (12,8%) e Ron Paul (11,7%), anunciou Ryan Call, dirigente do partido.

Com o resultado, Santorum confirmou que foi o grande vencedor da terça-feira, após os triunfos nas primárias organizadas em Minnesota (norte) e no Missouri (centro).

Os canais televisão MSNBC e ABC anunciaram uma vitória tranquila de Santorum em Minnesota, o que representa um novo estímulo para sua campanha.

Com 28% dos votos apurados, Santorum tinha 46% dos votos, 20 pontos à frente do representante texano Ron Paul (26%).

Continua após a publicidade

O favorito na disputa, Mitt Romney, tinha 16%, enquanto seu oponente mais sério, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, ficou em último lugar com 11%.

Santorum também triunfou no Missouri, onde segundo o canal CNN recebeu 55% dos votos, contra 25% de Romney e 12% de Ron Paul.

Gingrich não estava inscrito na primária do Missouri.

Romney, que venceu três consultas – Nevada (oeste), New Hampshire (nordeste) e Flórida – continua sendo considerado o favorito para a candidatura republicana que desafiará o presidente democrata Barack Obama em novembro.

O vencedor das primárias republicanas enfrentará Obama, candidato à reeleição, no dia 6 de novembro.

Continua após a publicidade
Publicidade