Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Santorum vence 3 prévias e renasce na corrida republicana

'O conservadorismo está vivo', comemorou o pré-candidato após as vitórias nos estados de Minnesota, Missouri e Colorado nesta terça-feira

Por Da Redação 8 fev 2012, 01h09

“O convervadorismo está vivo e bem”, afirmou Rick Santorum no discurso após a confirmação das vitórias em Missouri e Minnesota

O ex-senador Rick Santorum venceu as prévias realizadas nos estados de Missouri, Minnesota e Colorado na noite desta terça-feira e renasceu na corrida pela indicação do Partido Republicano à Casa Branca. A vitória do pré-candidato diminui um pouco o favoritismo de Mitt Romney, que vinha de dois triunfos consecutivos e já falava como o desafiante de Barack Obama nas eleições de novembro. Outro derrotado da noite foi Newt Gingrich que, com a recuperação de Santorum, pode perder o posto de “principal adversário” do favoritíssimo Romney. O ex-presidente da Câmara dos Representantes, no entanto, não investiu muito nas prévias desta noite e preferiu fazer campanha em outros estados.

Colorado – A vitória mais surpreendente de Santorum foi também a última a ser confirmada, o caucus do Colorado, local onde Romney liderava nas pesquisas e havia vencido com 60% nas prévias de 2008. O favoritismo do empresário, porém, não se confirmou na hora da apuração e Santorum levou a melhor com 40% dos votos. Romney alcançou apenas 35% . Newt Gingrich, com 13%, e Ron Paul, com 12%, ficaram bem atrás.

Em Missouri, a disputa era meramente simbólica, já que os delegados só serão eleitos mais tarde, em um caucus marcado para março. Mesmo assim, o triunfo no estado serviu para dar uma dimensão ainda maior ao desempenho de Santorum nesta terça-feira. Na prévia, o ex-senador conseguiu 55% dos votos contra 25% de Mitt Romney e 12% de Ron Paul. Gingrich não participou da disputa no estado.

Infográfico: confira o perfil dos pré-candidatos republicanos

Já em Minnesota, estado com 40 delegados em disputa, Santorum venceu com sobras e conquistou 45% dos votos. Em segundo lugar ficou o libertário Ron Paul, com 27%. Romney foi o terceiro, com 17%, e Gingrich amargou a última colocação, com 10% dos votos.

Reação de Romney – “O convervadorismo está vivo e bem em Missouri e Minnesota”, afirmou Santorum no discurso de agradecimento aos seus partidários, realizado no Missouri. “Eu não estou aqui para ser a alternativa conservadora para Romney, estou aqui para ser a alternativa conservadora para Barack Obama”, decretou sob aplausos. Alguns minutos depois, o ainda favorito Mitt Romney também discursou e parabenizou o ex-senador pelas vitórias. Porém, o ex-governador de Massachussets concentrou a sua fala em atacar o atual presidente, deixando claro quem ele considera o seu principal adversário na corrida pela Casa Branca.

Continua após a publicidade
Publicidade