Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santorum lidera pesquisas em Michigan, terra natal de Romney

Washington, 16 fev (EFE).- O ex-senador Rick Santorum lidera as pesquisas de intenções de voto em Michigan, terra natal de Mitt Romney, e vem crescendo no Arizona, a menos de duas semanas para que esses estados realizem suas primárias para escolher o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos.

Uma enquete do jornal ‘The Detroit News’, divulgada nesta quinta-feira, aponta que Santorum tem 34% das intenções de voto em Michigan, contra 30,4% de Romney, que nasceu em Detroit e cujo pai foi governador do estado.

Foram entrevistados, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, 500 eleitores dispostos a participar das primárias do estado no próximo dia 28 e a margem de erro da pesquisa é de 4,4%.

Outras duas enquetes divulgadas na quarta-feira sobre as intenções de voto em Michigan colocam Santorum com uma vantagem de entre nove e dez pontos sobre Romney, ex-governador de Massachusetts.

Santorum também está subindo com força no Arizona, que realizará suas primárias no mesmo dia que Michigan.

Embora Romney seja favorito no Arizona, com 38%, Santorum, que tinha 10% em janeiro, chega agora a 31%, de acordo com a pesquisa do The American Research Group (ARG), divulgada nas últimas horas, que entrevistou 600 eleitores republicanos entre 13 e 14 de fevereiro e tem margem de erro de 4%.

Além disso, o site de informação política RealClearPolitics, que faz uma média diária das principais pesquisas, apontou um apoio em nível nacional de 33,7% para Santorum, seguido por Romney com 28,3%.

Para Romney é decisivo ganhar em Michigan e Arizona para consolidar de vez sua candidatura, questionada pelos setores mais conservadores dentro do Partido Republicano, que veem como muito moderadas algumas posturas do ex-governador.

Em janeiro, a ala mais conservadora dos republicanos deu preferência ao ex-presidente da Câmara de Representantes, Newt Gingrich, que ganhou as primárias da Carolina do Sul e é mais uma alternativa conservadora ao lado de Santorum, que na semana passada venceu em Colorado, Minnesota e Missouri.

Santorum, católico devoto e pai de sete filhos, se opõe taxativamente ao aborto e ao casamento homossexual, e chegou a dizer que o uso de anticoncepcionais é um perigo para a sociedade.

Com a proximidade de ‘Super Terça’ do dia 6 de março, data decisiva para as primárias republicanas, Santorum leva vantagem em Ohio, enquanto Gingrich lidera as pesquisas na Geórgia. EFE