Clique e assine a partir de 9,90/mês

Santorum, e não Romney, é declarado vencedor no caucus de Iowa

Por John W. Adkisson - 19 jan 2012, 12h20

O Partido Republicano declarou nesta quinta-feira Rick Santorum vencedor no caucus de Iowa, derrotando o rival Mitt Romney, que tinha sido apresentado anteriormente como ganhador da votação há duas semanas.

A apuração indicou Santorum com 34 votos à frente de Romney, em uma importante conquista do social conservador sobre o favorito Romney. Mas a contagem final talvez nunca seja conhecida, já que o que o Partido Republicano de Iowa informou que resultados de oito localidades do estado do Meio-Oeste foram perdidos.

O resultado final da vitória de Santorum foi de 29.839 votos, contra 29.805 votos para Mitt Romney.

Na noite da votação, realizada em 3 de janeiro passado, Romney foi declarado vencedor com uma vantagem de apenas 8 votos sobre Santorum.

Continua após a publicidade

Romney, ex-governador de Massachusetts e favorito no processo de seleção do candidato republicano para enfrentar o presidente Barack Obama em novembro, ganhou por ampla margem a primária realizada na semana passada em New Hampshire.

Supera, além disso, seus quatro oponentes nas pesquisas realizadas na Carolina do Sul, onde serão realizadas as primáiras no próximo sábado.

Publicidade