Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sanders vence no Havaí e reduz vantagem de Hillary

Resultados positivos nas três prévias realizadas no sábado dão força para a campanha do senador

O senador Bernie Sanders venceu o caucus do Havaí e confirmou o terceiro resultado positivo nas três prévias realizadas pelo Partido Democrata no sábado. As outras duas aconteceram no Alasca e em Washington. Dessa forma, Sanders reduziu a vantagem da líder e favorita Hillary Clinton, sua única adversária na disputa pela indicação democrata para disputar as eleições dos Estados Unidos em novembro.

O senador ainda tem um longo caminho para conseguir superar Hillary, mas as três vitórias dão força para sua campanha e podem silenciar os pedidos de líderes democratas para que Sanders desista da disputa em nome da unidade partidária.

“Estamos reduzindo significativamente a liderança da senadora Clinton e temos um caminho para a vitória”, disse Sanders a eleitores em Madison, Wisconsin, na noite de sábado. “É difícil para qualquer um negar que nossa campanha tem entusiasmo.”

Disputa – Levando em conta as primárias até agora, Hillary conseguiu 1.243 delegados contra 975 de Sanders. A vantagem dela é ainda maior entre os superdelegados, membros do partido que definem em quem votar sem levar em conta a votação popular. Com os votos desse grupo, Hillary já garante 1.712 votos no total, ante 1.004 de Sanders. É necessário obter 2.383 votos para conseguir a nomeação democrata.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)